A importância de a empresa estar bem assessorada em época de Coronavírus 

Essa deveria ser uma preocupação constante, mas em época de crise a importância só aumenta.

 

A adoção de medidas preventivas deveria ser uma preocupação constante nas empresas, pois isso seria capaz de reduzir os litígios e, consequentemente, evitar custos por vezes elevadíssimos, valores esses que poderiam receber alguma destinação muito mais nobre.

 

Além disso, a própria imagem institucional pode ficar prejudicada dependendo do tamanho do problema em que a empresa se envolver.

 

No caso do Coronavírus, o cenário é assustador, sobretudo para micro e pequenas empresas que poderão ter que encerrar as atividades caso a situação não se resolva logo. O problema é que as perspectivas não são das melhores, pois autoridades no assunto estimam que essa pandemia ainda irá durar alguns meses, então o que será, por exemplo, do pequeno comerciante que não puder trabalhar durante todo esse período?

 

Nesse sentido, como as empresas irão lidar com esse cenário? O que fazer com seus empregados? Muitos empresários não sabem nem por onde começar, afinal essa situação é inédita para todos. São muitas dúvidas e poucas respostas concretas.

 

Para piorar, infelizmente ainda é comum a ideia equivocada de que prevenção deva estar entre as preocupações apenas de grandes empresas, então muitas dos pequenos negócios não contam com um suporte especializado para esses momentos de crise.

 

Vale lembrar que um processo judicial pode ser muito mais impactante para uma empresa pequena, devido aos seus recursos financeiros reduzidos, do que para uma organização gigantesca que conta com uma reserva de recursos já provisionada para essas questões, de forma que não faz sentido recorrer a uma assessoria especializada somente depois que o problema já existe.

 

Como exemplo, imaginemos o tamanho do problema que será gerado se as empresas simplesmente pararem de pagar seus empregados, ou tomarem decisões que infrinjam a lei, ou, ainda, não respeitarem os direitos dos consumidores, entre tantos outros exemplos.

 

Em algum momento essa crise passará, chegando a hora de apurar o tamanho do prejuízo e seguir em frente. Quanto menor for o passivo, maiores as chances de recuperação.

 

Litígios podem significar perdas irreparáveis para as empresas, tanto em questão dos custos envolvidos quanto no tempo e desgaste necessários para lidar com processos, audiências, reuniões com advogados etc.

 

Não nos enganemos: nenhum advogado, por melhor que seja, poderá dizer com certeza o que acontecerá nos próximos meses, pois trata-se de uma situação sem precedentes. Contudo, as empresas que tomarem as decisões de forma consciente terão muito mais chances de atravessar esse período de crise com menos danos.